Curva de adoção tecnológica.

Posted by Fernando Kimura-Oracle on Oracle Blogs See other posts from Oracle Blogs or by Fernando Kimura-Oracle
Published on Mon, 26 May 2014 17:24:09 +0000 Indexed on 2014/05/26 21:51 UTC
Read the original article Hit count: 340

Filed under:

Diariamente estamos em contato com diversas tecnologias, muitas delas complementares ou realizam tarefas muito semelhantes como o caso dos tablets X smartphones.
Não podemos negar o quanto estas tecnologias passaram a fazer parte do hábito diário universalmente, alterando o padrão como consumimos informação, e até mesmo como utilizamos ou utilizávamos o computador.

Basicamente existem 2 tipos de inovação:

1 – incremental – que ocorre de acordo com as melhorias, ajustas, releituras e evolução de um produto. Este tipo de inovação podemos ver em automóveis, que seguem o mesmo princípio, porém quando comparamos um automóvel atual com um fabricado a 20 anos atrás, podemos perceber as inovações incrementais que alteraram o produto.

2 – disruptiva – este tipo de inovação geralmente causar um novo momento, é até uma alteração do hábito de uso dos produtos. Foi o caso da revolução industrial, que automatizou processos de produção, ou da câmera digital que alterou a forma como habitualmente fotos eram tiradas e reveladas.

Dentro deste processo existe uma curva de adoção tecnológica, esta curva foi criada americano Everett M. Rogers, PHd em sociologia e estatística.

Em seu livro “The diffusion of inovations” (1962) – em português – A difusão das inovações, Rogers apresenta após diversas análises e estudos a curva de adoção tecnológica, Roger´s é o criador do termo Early Adopters muito utilizado nos dias de hoje.

Abaixo podemos entender a curva de adoção:

2,5% da população são os Innovators/Inovadores – eles possuem acesso á qualquer inovação antes de todos, por questões sociais, influência, conhecimento. São as pessoas que tem acesso a inovação antes que ela esteja disponível no mercado.


13,50 % são os Early Adopters, pessoas e empresa que por uma questão comportamental buscam ter as inovações assim que são lançadas, frente a isso existe uma série de vantagens e desvantagens. Estar à frente do mercado muitas vezes significa utilizar coisas que o mercado ainda não utiliza, por isso este comportamento pode colocar muitas empresas a frente de seus concorrentes mais tradicionais. Há também o risco da inovação não ser 100% aceita, ou passar por algum processo de ajuste, mas certamente os early adopters conseguem explanar melhor sobra visão de futuro.

34% são os Early Majority, nesta fase da adoção muitas pessoas/empresas são influenciadas pelos early adopters, bem como inicia-se uma clico “natural” de busca por inovação.


34% são os late majority, ou seja empresas/pessoas que esperam que todos utilizem e adotam quase na última onda.

Ao final temos 16% os laggards – retardatários, empresas e pessoas que só adotam inovações porque não possuem mais saída frente as alterações causadas, e precisam de alguma forma sobreviver frente as mudanças.

Frente a este cenário onde você este inserido? Onde sua empresa está inserida?

Vale pensar e refletir nos benefícios de ser Early adopters ou Early Majority.

Aproveite e baixe GRATUITAMENTE o e-book – Simplifique sua MOBILIDADE EMPRESARIAL. E conheça o poder transformacional da mobilidade em seu negócio.

http://bit.ly/e-bookmobilidade

© Oracle Blogs or respective owner

Related posts about /Oracle