Aplicações do SharePoint e Windows Azure

Posted by Leniel Macaferi on ASP.net Weblogs See other posts from ASP.net Weblogs or by Leniel Macaferi
Published on Sun, 18 Nov 2012 22:11:00 GMT Indexed on 2012/11/19 23:03 UTC
Read the original article Hit count: 379

Filed under:
|
|
|

Segunda-feira passada eu tive a oportunidade de me apresentar dando uma palestra na SharePoint Conference (em Inglês). Meu segmento na palestra cobriu o novo modelo de Aplicações para Nuvem do SharePoint (SharePoint Cloud App Model) que estamos introduzindo como parte dos próximos lançamentos do SharePoint 2013 e Office 365. Este novo modelo de aplicações para o SharePoint é aditivo para as soluções de total confiança que os desenvolvedores escrevem atualmente, e é construído em torno de três pilares principais:
  • Simplificar o modelo de desenvolvimento tornando-o consistente entre a versão local do SharePoint e a versão online do SharePoint fornecida com o Office 365.
  • Tornar o modelo de execução flexível - permitindo que os desenvolvedores criem aplicações e escrevam código que pode ser executado fora do núcleo do serviço do SharePoint. Isto torna mais fácil implantar aplicações SharePoint usando a Windows Azure, evitando a preocupação com a quebra do SharePoint e das aplicações que rodam dentro dele quando algo é atualizado. Este novo modelo flexível também permite que os desenvolvedores escrevam aplicações do SharePoint que podem alavancar as capacidades do .NET Framework - incluindo ASP.NET Web Forms 4.5, ASP.NET MVC 4, ASP.NET Web API, Entity Framework 5, Async, e mais.
  • Implementar este modelo flexível utilizando protocolos padrão da web - como OAuth, JSON e APIs REST - que permitem aos desenvolvedores reutilizar habilidades e ferramentas, facilmente integrando o SharePoint com arquiteturas Web e arquiteturas para aplicações móveis.

Um vídeo da minha palestra + demos está disponível para assistir on-line (em Inglês):

imagem.

Na palestra eu mostrei como construir uma aplicação a partir do zero - ela mostrou como é fácil construir soluções usando a nova aplicação SharePoint, e destacou um cenário web + workflow + móvel que integra o SharePoint com código hospedado na Windows Azure (totalmente construído usando o Visual Studio 2012 e ASP.NET 4.5 - incluindo MVC e Web API).

O novo Modelo de Aplicações para Nuvem do SharePoint é algo que eu acho extremamente emocionante, e que vai tornar muito mais fácil criar aplicações SharePoint usando todo o poder da Windows Azure e do .NET Framework. Usar a Windows Azure para estender facilmente soluções baseadas em SaaS como o Office 365 é também algo muito natural e que vai oferecer um monte de ótimas oportunidades para os desenvolvedores. 

Espero que ajude,

- Scott

P.S. Além do blog, eu também estou utilizando o Twitter para atualizações rápidas e para compartilhar links. Siga-me em: twitter.com/ScottGu


Texto traduzido do post original por Leniel Macaferi.

© ASP.net Weblogs or respective owner

Related posts about .NET

Related posts about ASP.NET